VOCÊ AINDA NÃO CONHECE BONITO?! NÃO ACREDITO!

Passeios em Bonito MS: Rio Sucuri

Com 1800 m de extensão, o Rio Sucuri é um dos atrativos mais procurados pelos turistas que chegam a Bonito, mas o que faz desse rio algo tão especial e reconhecido?

Vamos elucidar todas suas dúvidas sobre o famoso Rio Sucuri de Bonito MS:

Curiosidades

  • Por que suas águas são tão cristalinas?

Assim como alguns rios de Bonito, a alta concentração de cálcio e magnésio são os causadores da transparência do Sucuri. Outro fator, é que a vegetação das suas margens é mais aberta e rasteira, ajudando na incidência solar e aumentando a percepção de águas extremamente claras.

Todos esses fatores deram ao Sucuri, o título de terceiro rio mais cristalino do mundo – sendo o primeiro do Brasil. Impressionante, não?

  • Por que o nome do rio é Sucuri?

Quem procura o Sucuri no Google Maps, vai conferir que as curvas lembram a de uma serpente – e daí veio a inspiração ao batizado do rio.

Curvas do Rio Sucuri

  • Qual a diferença entre os passeios da Nascente do Rio Sucuri e Barra do Sucuri?

Quem vem para a cidade pode ficar perdido na hora de pesquisar na internet e encontrar dois passeios, com nomes parecidos e que ocorrem no mesmo local. É isso mesmo, mas vamos explicar as diferenças de cada um:

Nascente do Rio Sucuri

Pode chamar de Nascente do Sucuri ou Rio Sucuri, simplesmente. O receptivo é na Fazenda São Geraldo, localizada há 18 km do centro de Bonito, e conta com uma ótima infraestrutura.

Na chegada ao local, como praxe em todos os passeios, o visitante apresenta seu voucher na recepção e recebe orientações. Na hora combinada para a flutuação, o guia reúne as pessoas que vão fazer o passeio para vestirem o equipamento e realizarem o treinamento na piscina do receptivo.

Logo após a prática, o grupo embarca em uma caminhonete rumo ao início da trilha para a Nascente do Sucuri.

Já fora do carro, a trilha é percorrida a pé, no meio da mata ciliar, até a primeira parada – uma das nascentes – que impressiona os visitantes por suas vertentes e águas transparentes. Uma pausa para contemplação é feita, aproveite e guarde na memória as lembranças desse local mágico.

O grupo segue até a nascente principal – de onde começa a flutuação. O guia passa as últimas orientações e calmamente, duas pessoas por vez vão entrando na água – do começo ao final do passeio um barco de apoio acompanha os turistas.

foto aérea do rio sucuri em bonito ms brasil

O trajeto de quase 2 km é fascinante, pois a beleza não está apenas no fundo do rio, mas também nas margens que exibem uma natureza rica. Se tiver sorte, pode encontrar alguns animais como lontra, anta, tucano e sucuri – mas não se preocupe, o guia fica muito atento a tudo e passa as orientações de como se comportar.

Ao final do percurso, o grupo pega uma pequena trilha para subir no caminhão e retornar ao receptivo. A flutuação da Nascente dura em torno de 1h de pura beleza!

Barra do Sucuri

O sítio Água Azul, localizado a 17 km do centro de Bonito MS, é onde esta localizado o receptivo da Barra do Sucuri. Conta com uma infraestrutura parecida com a da Nascente (restaurante, banheiros, estacionamento e guarda-volumes, mas menor.

Na chegada, após entregar seu voucher na recepção, o turista recebe o equipamento para realizar a flutuação e segue a pé por uma trilha de 150 m, até o ponto inicial do passeio, um deck próximo ao encontro dos rios Sucuri e Formoso. No mesmo local, o guia passa orientações ao grupo de como funciona a atividade.

Logo após, os visitantes embarcam em um barco e remam 1.300 m pelo Sucuri, chegando em um deck próximo ao local que inicia a flutuação da Nascente do Sucuri. Nesse ponto, todos descem do barco e iniciam a atividade rumo ao ponto inicial. É hora de se encantar mais ainda!

uma pessoa fazendo flutuação no rio sucuri e outras duas pessoas dentro do barco de apoio

Quem cansar ou não se sentir seguro, pode fazer a descida no barco, mas lembre que não é necessário saber nadar para curtir as flutuações de Bonito. No total, o passeio dura entorno de 1 hora e meia.

É uma boa opção para aqueles que vão fazer a primeira flutuação na cidade, e para crianças e idosos, por ser um trajeto mais curto. Para fazer a atividade, a idade mínima exigida é de 6 anos, mas quem for mais novo pode acompanhar do barco junto a um responsável. Bonito é par todas as idades!

Como faço para visitar o Sucuri?

Para conhecer um – ou porque não – os dois atrativos do Rio Sucuri, é necessário comprar os vouchers nas agências de turismo de Bonito MS, mas a Pousada & Agência São Jorge te dá uma ajudinha nessa hora! Oferecemos a compra online da Nascente do Sucuri e da Barra do Sucuri.

Você pode escolher dia, horário e adquirir quantas entradas precisar, sem sair de casa!

Como chegar?

O trajeto do centro de Bonito até os dois passeios é feito pela mesma estrada de terra – e existe sinalização indicando as entradas para cada um dos receptivos. Em outras palavras: Não tem como se perder!

Se estiver viajando sem carro, você pode contratar o serviço de transporte compartilhado ou particular. Fale com a gente, que cuidamos disso para você!

Tem melhor época para visitar o Rio Sucuri em Bonito MS?

Todos são bem-vindos em qualquer período do ano! No verão, temporada mais concorrida devido as férias, é também a mais chuvosa na região – e dependendo da quantidade de precipitações, a água pode perder um pouquinho da claridade, mas nada que estrague a visibilidade. Os passeios só cancelam a flutuação em caso de chuvas torrenciais.

No inverno, onde a temperatura em Bonito é muito variável, quase não chove, portanto é o melhor período para ter uma visibilidade perfeita.

Quer saber mais como funciona o clima e o tempo na região de Bonito MS? Temos um post especial sobre o tema.

duas pessoas fazendo flutuação no rio sucuri em bonito mato grosso do sul brasil

Passeios para fazer no mesmo dia

Quem for fazer o passeio da nascente do Sucuri pode ficar o dia inteiro no receptivo do atrativo, que oferece redes e piscinas para os turistas relaxarem, mas se quiser aproveitar para conhecer outras atrações da cidade, você pode ir na Praia da Figueira ou Refúgio da Barra (coladinha na Barra do Sucuri), que são balneários com day use.

Se preferir conciliar outros passeios é bom contar com a ajuda de um agente de viagem para montar seu roteiro, e adequar horários e distâncias entre os locais. Precisando, nossos agentes estão sempre prontos para ajudar através do:

Whats App: http://bit.ly/São-Jorge-Bonito-MS

Telefone: +55 (67) 3255-4046

E-mail: info@agenciasaojorge.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *