VOCÊ AINDA NÃO CONHECE BONITO?! NÃO ACREDITO!

Passeios em Bonito MS: Gruta do Lago Azul

Visitar Bonito MS e não conhecer a Gruta do Lago Azul é o mesmo que ir ao Vaticano e não ver o Papa! O principal cartão-postal da cidade também é um dos atrativos mais disputados por todos os turistas que chegam na capital nacional do ecoturismo.

Nesse post separamos tudo que você necessita saber para conhecer a Gruta do Lago Azul, em Bonito MS, e o que ela tem de tão especial. Confira:

Como faço para visitar a Gruta do Lago Azul

Assim como as demais atrações da região, para visitar a Gruta é preciso comprar um voucher em uma das agências de turismo do município. Os valores são iguais em todas as empresas e só mudam de acordo com o calendário de alta e baixa temporada de Bonito. Em novembro de 2019, os valores por pessoa são de R$ 60,00 (baixa temporada) e R$ 85,00 (alta temporada).

A melhor dica para conseguir sua vaga é: reserve sua entrada com antecedência! Por conta do limite de visitantes diários e da fama do local, dificilmente surgem brechas para quem deixa para última hora. Quer garantir sua vaga? Fale com a gente.

Curiosidades

  • É preciso fôlego, amigos! O acesso (e retorno!) é feito por uma escada de quase 300 degraus!
  • Desdo final da década de 1970, a Gruta do Lago Azul é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Um orgulho para todos bonitenses!
  • A profundidade do lago é um mistério – o máximo alcançado por um mergulhador foi de 87 m – outro enigma é relativo a origem das águas – acredita-se que exista um rio subterrâneo na área.
  • Por falar em águas… o impressionante tom azul, não é azul! Na verdade, a água é cristalina, mas a incidência da luz solar com fatores minerais e de localização causam esse efeito mágico.
  • Fica a dica: nas primeiras horas da manhã – o azul fica mais forte!
  • Nas profundezas do Lago Azul foram encontrados fósseis de animais pré-históricos como: a preguiça-gigante e o tigre-dentes-de-sabre. Incrível, né?!
  • É proibido nadar no lago. Apenas contemple a rica natureza do local.
  • Atenção: a idade mínima para crianças acessarem a Gruta é de 5 anos!
  • O uso de calçados fechados para entrar na Gruta é obrigatório. Também recomendamos que use roupas confortáveis e leves.
  • Finalmente: Não esqueça do repelente e da câmera fotográfica!

Como chegar

A Gruta do Lago Azul está localizada a 22 km da Praça da Liberdade – o coração de Bonito. Grande parte do trajeto é feito em estrada de terra, mas nada que assuste motoristas menos experientes. Indicamos que se desloque para o atrativo com, pelo menos, uma hora de antecedência do horário marcado para sua visitação.

Se você não está viajando de carro pode contratar o serviço de transporte particular – em que um motorista fica a sua disposição o dia inteiro – é uma boa alternativa para quem vai conciliar mais passeios no mesmo dia.

Mas se você está com folga na programação e busca um meio de locomoção mais barato, que tal um transporte compartilhado? Muito utilizado pelos turistas, são vans com horários e itinerários fixos que atendem vários passeios da cidade.

Essas duas modalidades são facilmente contratadas nas agências de viagens da cidade.

Cheguei!

Na chegada ao receptivo, você apresenta seu voucher e aguarda o guia chamar o grupo de no máximo 15 pessoas para realizarem o passeio. Em média, o tour dura por volta de uma hora e meia, com algumas paradas para fotos e contemplação em mirantes. Também fique atento as explicações do guia – eles fornecem várias informações e curiosidades sobre aquele ambiente único.

O atrativo fornece capacete e touca higiênica para segurança de todos os visitantes. Além disso, no local existe um restaurante, banheiros e estacionamento.

Tem melhor época para visitar a Gruta do Lago Azul Bonito MS?

Por ser um passeio muito concorrido, mesmo nos períodos de baixa temporada na cidade, não é uma tarefa muito fácil conseguir entradas de última hora. Procure comprar as entradas sempre com antecedência.

Entre dezembro e janeiro, por conta da incidência solar, o azul do lago fica ainda mais deslumbrante, mas acaba coincidindo com época de alta temporada e período de chuvas – que dependendo da intensidade – podem fechar a Gruta.

Ou seja, em qualquer mês do ano é sempre válido conhecer a Gruta do Lago Azul, mas ainda mais importante é se programar anteriormente.

Passeios para fazer no mesmo dia

Para completar seu dia, inclua a flutuação na Nascente Azul ou a trilha de cachoeiras da Estância Mimosa ao seu roteiro de viagem por Bonito. São dois passeios incríveis e que dão certinho na logística do seu deslocamento. Portanto, se precisar de ajuda na hora de montar suas rotas pela cidade, conte com a nossa ajuda.

E aí, pronto para conhecer as belezas da Gruta do Lago Azul em Bonito MS de pertinho? Não deixe de explorar todos os mistérios do local, entenda porque esse local atrai visitantes do mundo inteiro e compreenda porque nossa terra é chamada de Bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *